sexta-feira, 27 de maio de 2011

TRABALHO- Poluição no mundo e no brasil

INTRODUÇÃO  

  O termo "poluição" refere-se à degradação do ambiente por um ou mais fatores  prejudiciais à saúde, ela pode ser causada pela liberação de matéria, e tambem de energia( luz, calor, som): os chamadoa poluentes.
 Poluição sonora, térmica(efeito estufa), atmosférica, por elementos radioativos(camada de ozônio), por substâncias não biodegradáveis, por derramamento de pretróleo, e por eutrofização, são alguns exemplos.
 Problemas neuropsiquicas e surdez, alteracões drásticas nas taxas de natalidade e mortalidade de poluições, gerando impactos na cadeia trófica, morte de rios e lagos, efeito estufa, morte por asfixia, destruição da camada de ozônio, chuvas àcidas e destruição de monumentos e acidificação do solo e da água, inversão térmica, mutações genéticas, necrose de tecidos, propagação de doenças infecciosas, dentre outras, são apenas algumas das consequências da poluição;O marco desse problema foi a Revolução Indústrial trazendo consigo a urbanização e a indústrialização, com a necessidade de adquirir coisas novas a todo momento, gerando consigo a grande produção de lixo, ligado ao desperdicio e descarte.

Poluição atmosférica 
  
  A poluição do ar nas áreas urbano-industriais, ocorre devido ao fato de estas regiões serem as que possuem mais focos de poluição, como os escapes dos automóveis(que emitem grande quantidades de gases poluentes),os aquecimentos domésticos, os fumos indústriais e outros, os incêndios florestais e as pulverizações com pesticidas.
 Outros fatores que tambem contribuem para a poluição atmosférica são: as características climáticas de cada região, a posição geográfica e os ventos dominantes.
  Os espaços propícios para a concentração da poluição atmosférica são os locais afastados do litoral e regiões abrigadas (pouco ventosas),nestes locais existe uma maior concentração de poluição, pois o ar não se movimenta e os gases acumulam-se.
  Os espaços desfavoráveis para a concentração da poluição atmosférica são  as regiões litorais ou montanhosas, onde o ar é ascendente, nestes locais existe uma menos concentração de poluição.
  Nos paises desenvolvidos ou em desenvolvimento, verifica-se uma maior concentração de poluição atmosférica, devido ao grande nivel de industrialização, o modo de vida das pessoas que cada vez utilizam e criam fábricas de automóveis.
>As consequências da poluição atmosférica

  As condições geográficas e meteorológicas tambem são muito importantes para o agravamento ou diminuição do efeito da poluição do ar.
  O "Smog" define-se como uma combinação de fumo e de nevoeiro em áreas urbano-industriais.
  O Smog surge em situações de nevoeiro, a sua formação é favorecida pelos focos de  poluição, que aumentam o número de núcleos de condensação(poeiras ou partículas diversas) na atmosfera saturada ou quase saturada.
  As consequências do Smog são:
- A inversão térmica, ou seja, o aumento da temperatura durante o dia, e em condições de grande arrefecimento noturno.
- O Smog provoca diretamente nas pessoas asma, bronquite, problemas respiratórios e cardíacos.
- A concentração de fumos a superfície.
- Los Angeles, é uma cidade que sofre grandes problemas de contaminação pelo Smog.
- Londres, foi onde ocorreu a situação mais grave, no ano de 1952, devido a conjugação de vários fenomenos metereológicos.

As chuvas ácidas 

  As chuvas ácidas formam-se com a libertação de dióxido de enxofre e de óxido de azoto(provenientes de fábricas e automóveis) para a atmosfera. Esses gases que foram libertados para a atmosfera são levados pelos ventos para as nuvens.
  A combinação destes gases com o oxigênio e o vapor de água contido nas     nuvens, dá origem a ácido sulfúlrico e ácido nítrico, ou seja, formam-se as chuvas ácidas.
  Com a precipitação, as chuvas ácidas originam a acidificação dos solos, que vai prejudicar a agricultura e as árvores e plantas que vão nascer.Outra consequência é a destruição da vegetação e a contaminação da água, que é muito prejudicial para a vegetação assim como para os animais.
  As chuvas ácidas embora afetem mais as regiões indústrializadas da América do Norte(Alemanha, Áustria,...), devido à emissão de dióxido  de enxofre e a queima de petróleo e carvão, são um problema global visto que os ventos transportam as partículas poluentes.

Efeito de Estufa 

  Uma das consequências da poluição atmosférica é o Efeito de Estufa. O sol é constituido por radiações ultravioletas, infravermelhos, entre outras que atravessam a atmosfera, mais nem todas chegam a superficie, pois a mesma absorve, difunde e reflete parte dessa radiação(função de filtro).
  A crescente emissão de dióxido de carbono é prejudicial, pois o CO²  permite a passagem da radiação solar para terra mas depois funciona como uma barreira, não deixando sair o calor que é refletido pela superficie terrestre, então o calor fica concentrado formando o Efeito de Estufa. Este fenomeno atinge mais os paises desenvolvidos, por serem maiores emissores de dióxido de carbono.
   Na atualidade as regiões menos desenvolvidas e industrializadas tambem são afetadas por este problema, devido a queima das florestas tropicais e fenomenos naturais(erupções vulcânicas).Este processo tem duas consequências:
- O aquecimento global do planeta, o que pode provocar a fusão do gelo das regiões polares e a subida dos oceanos, com a submersão das regiões litorais. 
- Alterações climaticas que poderão acelerar o avanço dos desertos (desertificação).

Destruição da camada de ozono 

  A existência de ozono na estratosfera é vital para a terra, pois absorve grande parte da radiação ultravioleta.
  O ozono é assim indispensável, protegendo-nos do excesso de radiação ultravioleta embora ao nível do solo seja prejudicial para a saúde e para o ambiente.
  A destruição da camada de ozono provocada pelo cloro origina variações do clima(aquecimento global) e poderá acabar com a vida na terra, tem se assistido á destruição da camada de ozono, ou seja, o aumento do "buraco" na camada de ozono, esta situação é mais preocupante nos pólos, aumentando desta forma o nível médio das águas do mar.
  Atualmente tenta-se substituir os CFC(muito prejudiciais para a camada de ozono), por outros que não provoquem danos ambientais, pois se a camada de ozono é destruida sera o fim da vida na terra.

Alterações climáticas 

  Durante as últimas décadas o homem tem transformado as paisagens e a própria natureza:
  A poluição atmosférica está a conseguir alterar o clima do planeta; Aumento do Efeito de Estufa; Aumento global das temperaturas; Degelo das calotas polares; Subida do nivel da água do mar; Toda está cadeia de problemas põe em perigo:
  O planeta eo próprio homem, destruição das florestas tropicais,entre outros... Tambem  tem contribuido para as alterações climáticas e para o avanço dos desertos(desertificação).
 Possiveis soluções para estes problemas:
* A redução das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera;
* A utilização de filtros nas chaminés das fábricas;
* A promoção de energias alternativas, não poluentes;
* A eliminação da utilização de CFC;
* A utilização de tecnologias "limpas";
* A promoção da reciclagem;
* A redução na utilização de determinados produtos mais poluentes, como o plástico;
* A reutilização de determinados produtos, por exemplo, a utilização de garrafas de vidro em substituição das de plástico descartáveis;

Poluição Sonora 

Esse tipo de poluição não tem muito destaque, porém pode causar muitos danos ao organismo, porque nós não nos preocupamos muito com ela. Os causadores da poluição sonora são:   
- Os veiculos que fazem ruídos, com buzina...; 
- As indústrias;
- As construções que utilizam maquinas barulhentas;
- Casas noturnas que deixam o volume do som muito alto;
  Os ruidos são medidos por uma medida chamada decibal; Algumas pessoas podem ficar surdas apartir do momento em que ouvirem algum som acima de 115 decibéis durante 7 min. seguidos, para acabar com a poluição sonora, é necessário apenas conversar e ouvir música em volume baixo.

                                  ..............................................................       

Nenhum comentário:

Postar um comentário